CONCURSO DE EMPREENDEDORISMO – OESTE PORTUGAL – 2015
O Concurso de Empreendedorismo Oeste Portugal 2014 desenvolvido pela ROE – Rede Oeste Empreendedor realizou-se entre o dia 24 de março e 29 de maio de 2015.
A Cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 25 de junho de 2015.
Na edição de 2015 foram rececionados 7 projetos.
Classificação:
1º Lugar – “Miss Vinagretta”, Street Culture, Slow food to eat on the go
2º Lugar – World Surf Guides
3º Lugar – MAPO
4º Lugar – FoodTime
5º Lugar – Spring Defender
6º Lugar – Centro do Eu
7º Lugar – MyFitFriend
Membros do Júri:
-Parque de Negócios de Alcobaça – Madalena Tavares
– Incubadora de Arruda dos Vinhos – Augusto Salgueiro
– Caldas Empreende – Rogério Rebelo
– Parque tecnológico de Óbidos – Miguel Silvestre
– Incubadora de Torres Vedras – Raquel Luz
– OesteCIM – Helena Abreu
– AIRO – Sérgio Félix
Breve Descrição dos Projetos:
Projeto: MyFItFriend
Empreendedores: Carlos Rodrigues, Vitor Carvalhinho
Concelho: Coimbra
Descrição
É um site/aplicação móvel que permite unir pessoas que partilham o mesmo interesse por desportos ou fitness. Fica em forma, partilha experiências felizes, cria novas amizades. Este site/aplicação móvel é a maneira mais fácil e simples de conhecer novas pessoas e interessantes, com interesses comuns, por meio das atividades desportivas. Além de encontrar facilmente um parceiro para um desporto ou atividade, é extremamente fácil criar uma atividade e convidar os novos amigos.
Projeto: MAPO
Empreendedores: Diogo Dinis Massena Francisco, Hugo Miguel Borga, Marcelo Henrique Santos Amaral
Concelho: Caldas da Rainha
Descrição
MAPO – Mercado Agrícola Português Online consiste numa plataforma web, onde todos os agricultores poderão divulgar os seus produtos, certificados ou não. Poderão considerar o MAPO como sendo uma plataforma online de classificados direcionados à agricultura. Numa fase posterior, pretendem desenvolver um serviço de consultadoria de trading de forma a potenciar a comercialização dos produtos de forma mais cómoda para o agricultor.
Projeto: “Miss Vinagretta”, Street Culture, Slow food to eat on the go
Empreendedores: Maria João Botas Gonçalves
Concelho: Caldas da Rainha
Descrição
Consiste numa empresa de restauração móvel, inovadora, e de qualidade. Funcionará num veículo preparado para cozinhar. “Street food” ou “comida de rua”, neste caso de qualidade, saudável e equilibrada. É a materialização do negócio sobre rodas. É também sinónimo de liberdade no negócio e na forma de usufruir dele. Conceito onde a qualidade alimentar, a qualidade de serviço e a qualidade estética imperam, fazendo destes veículos por si só, um elemento de atração. Este projeto será para iniciar no final do mês de Julho, início de Agosto de 2015, fase do ano que servirá de rampa de lançamento para o projeto.
Projeto: Centro do Eu
Empreendedores: Marisa Costa, Miguel Barreiro
Concelho: Alcobaça
Descrição
O centro do Eu está idealizado para ser um espaço aberto à comunidade, onde todos poderão usufruir de serviços como: acesso a computador e internet; acesso a biblioteca comunitária especializada em saúde mental, bem-estar e desenvolvimento pessoal; um espaço de conforto onde é possível conviver com o outro, beber um chá e fazer algumas refeições em grupo. Consultas de psicologia, terapias de grupo, formação etc.. Um espaço dedicado também ao corpo, onde são realizadas aulas de yoga e outras atividades físicas de grupo. Ter um espaço com algumas maquinas de exercício para que os clientes possam exercitar-se. O projeto já se encontra em execução.
Projeto: SPRING DEFENDER
Empreendedores: Miguel Ferreira, Cláudio Gaspar
Concelho: Leiria
Descrição
O projeto Spring Defender enquadra-se na área florestal/agrícola, e tem como objetivo a produção de biomassa lenho-celulósica, utilizando espécies vegetais de ciclo anual. As espécies selecionadas têm como função aumentar a produtividade, e baixar os impactos ambientais, em comparação com às culturas tradicionais de eucaliptos e pinheiros. A empresa visa ter um papel ativo na promoção de novas culturas florestais, mais sustentáveis, bem como mais rentáveis para os pequenos proprietários florestais.
Projeto: FOODTIME
Empreendedores: Simão Sábio, Tiago Sousa
Concelho: Caldas da Rainha
Descrição
É um projeto ligado à área da metalurgia e metalomecânica, para responder às necessidades de animais de estimação. O produto é um Doseador de comida e água para animais domésticos, irá ter forma cilíndrica podendo ser mudado e talvez mesmo personalizado, sendo feito inicialmente em alumínio e mais tarde em plástico. Com o produto as pessoas não vão precisar de dar comida aos seus animais todos os dias, mas apenas de semana a semana, ou talvez mais, podendo ir de férias descansadas.
Projeto: World Surf Guides
Empreendedores: Pedro Manuel
Concelho: Caldas da Rainha
Descrição
A plataforma World Surf Guides é uma solução de promoção de destinos, serviços e outros produtos turísticos ligados ao surf, que considera a especificidade de cada local na organização da informação, oferecida aos surfistas de todo o mundo. Informações de Surf e informação cultural e turística das comunidades locais. Uma plataforma de surfistas para surfistas.
Prémios a atribuir:
Os prémios a atribuir são os previstos no Regulamento do Concurso.
Considerando que existem cinco prémios, os mesmos serão entregues aos 1os 5 classificados, desde que os promotores efetivem o início do seu projeto no prazo de 6 meses da comunicação dos resultados. Neste sentido o prémio que fique disponível será atribuído automaticamente ao empreendedor que se encontrar a seguir na lista de seleção.
Prémios a atribuir aos 10 primeiros concorrentes
Todos os concorrentes têm direito, a apoio da AIRO, considerando que está previsto no regulamento que os 10 primeiros concorrentes, têm direito a Acompanhamento técnico de aconselhamento nas áreas financeira, gestão, criação de empresa, jurídica, candidatura a sistemas de incentivos.
Prémios a atribuir aos 5 primeiros classificados
– CENTROS INCUBADORES E PARQUES TECNOLÓGICOS DA REGIÃO OESTE
Alcobaça
•Consultadoria e apoio técnico com vista à criação/formalização do plano de negócios necessário à obtenção de financiamento para concretização de um projeto empresarial – até ao limite de 160 horas;
•Apoio e suporte técnico necessário à impressão dos materiais gráficos necessários à promoção da empresa – até ao limite de 200 euros;
•Participação gratuita nas formações, seminários e conferências organizadas pelo Parque de Negócios de Alcobaça, no âmbito do apoio às empresas start-ups – durante a vigência do voucher;
Caldas da Rainha
•1 ano de Incubação gratuita
Óbidos
•6 meses de Incubação Virtual gratuita
Torres Vedras (TORRES INOV-E Centro Criativo)
•3 meses de alojamento gratuito num espaço de trabalho em espaço de escritório partilhado que inclui: posto de trabalho, internet, receção e atendimento de chamadas, chamadas gratuitas para números fixos nacionais, acesso a 5 horas mensais em salas de reunião, espaço lounge (micro-ondas, frigorifico e máquina de café);
•33 meses de incubação num espaço no Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras, em que o incubado beneficiará de uma negociação de rendas crescentes e controladas com proprietários de espaços devolutos. No site: torresinov-e.estufa.pt está disponível a bolsa de espaços, e as rendas funcionarão do seguinte modo: nos primeiros 9 meses o incubado paga 50% do valor da renda, passa para 75% do valor da renda nos 6 meses subsequentes e a partir do 16º mês passa para 100%)
• Domiciliação fiscal da sede social da empresa;
• Consultadoria de gestão e acompanhamento do negócio;
• Apoio e informação sobre candidaturas e financiamento;
• Workshops e/ou cursos de formação profissional;
• Benefícios nos serviços prestados pelos nossos parceiros;
• Dinamização de eventos que potenciem o networking;
• Interligação com Gabinete de Apoio às Empresas da CMTV e Portal de Negócios WWW.TORRESVEDRASNEGOCIOS.COM
– Apoio Técnico a prestar pela AIRO:
•Desenvolvimento de projeto de viabilidade económico-financeira. A atribuir aos 3 primeiros projetos selecionados pelo Júri;
•Apoio à criação de 3 sites de promoção das ideias de negócio dentro da plataforma Oeste Ativo.
•Acompanhamento técnico de aconselhamento nas áreas financeira, gestão, criação de empresa, jurídica, candidatura a sistemas de incentivos. A atribuir aos 10 primeiros projetos selecionados pelo Júri;
•Criação de imagem gráfica e estacionário a atribuir ao primeiro classificado;
•Participação gratuita nos workshops e seminários promovidos pela AIRO a todos os empreendedores que iniciem atividade no período de um ano após desenvolvimento do concurso de empreendedorismo.